quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Crítica: As Vantagens de ser Invisível (filme)

  Nunca havia escrito uma crítica a um filme antes, aliás, nem sei ao certo a maneira de fazê-la. Mas desde que assisti As Vantagens de ser Invisível senti que aquele era o filme ideal para, pelo menos, tentar.

  The Perks of Being a Wallflower (no Brasil, As Vantagens de ser Invisível) é um filme de 2012, baseado no livro homônimo de Stephen Chbosky, roteirizado e dirigido pelo próprio autor da obra. Tem como trio de protagonistas Charlie, Sam e Patrick, vividos respectivamente por Logan Lerman (Percy Jackson), Emma Watson (a Hermione na Saga Harry Potter) e Ezra Miller (de Precisamos falar sobre o Kevin).

    Charlie é um tímido e solitário garoto que se vê ainda mais só quando seu único amigo comete suicídio. Sua vida começa a mudar quando os irmãos Patrick e Sam entram em sua vida e lhes mostram toda a intensidade que a adolescência pode proporcionar.

"Somos Infinitos"
   As Vantagens de ser Invisível é tarjada como um drama teen, e realmente é, mas não se engane por rótulos. Não se trata de um daqueles filmes onde o mocinho rejeitado se apaixona pela garota popular e tem que disputar o coração dela com o bonitão da escola. Ao invés disso o filme trás em seu roteiro todas as maravilhas e desastres da adolescência, só pra listar alguns: virgindade, uso de drogas, sexualidade, bullying, auto aceitação e amizades intensas. Regado por uma trilha sonora esplendorosa, cheia de clássicos do rock (incluindo The Smiths, David Bowie e The Samples), As vantagens de ser Invisível nos faz mergulhar numa nostalgia deliciosa. Aqueles que ainda cursam o ensino médio certamente se identificarão com algo, e aqueles que o já terminaram com certeza sentirão vontade de ser adolescentes novamente.

    Quando um roteirista tem a difícil função de adaptar um livro às telonas sempre surge o medo de conseguir dar vida a obra da melhor maneira possível. Não sei ao certo qual o motivo, se foi puro talento ou o fato de o filme e o livro terem sido escritos e dirigidos pela mesma pessoa, mas certamente estamos diante de um dos raros exemplos onde a adaptação ao cinema conseguiu deixar a história tão interessante quanto no livro. Os recursos audiovisuais fizeram muito bem à obra de Chbosky e as atuações do trio de protagonistas não deixou a desejar em momento algum. Destaques para Ezra que incorporou o personagem maravilhosamente bem e, é claro, para Logan que  entendeu a fundo a alma do personagem e soube dosar cuidadosamente doçura, timidez e certa carga de drama principalmente nas cenas finais do longa.

    Ainda é preciso destacar o papel fundamental de Emma Watson, que conseguiu deixar Hermione Granger para trás, e fez de sua personagem o principal apoio tanto de Charlie quanto de Patrick.
   No último dia 09, o filme foi premiado no People Choice Awards em duas categorias: melhor filme dramático e melhor atriz dramática (Emma Watson) mas infelizmente não conseguiu uma vaga na lista dos indicados à Melhor Roteiro Adaptado no Óscar 2013.

   Sou simplesmente apaixonado por dramas teens e talvez por estar tão acostumado com “mais do mesmo” o tempo todo é que me apaixonei tanto por As Vantagens de ser Invisível. Um filme que não foi feito apenas para ser visto e sim para ser sentido, em cada música, em cada diálogo, em cada frase de efeito tem um pedaço do adolescente que viveu ou ainda vive em todos nós.

Trilha sonora

1. David Bowie – Heroes
2. The Smiths – Asleep
3. Cocteau Twins – Pearly-Dewdrops’ Drops
4.  New Order – Temptation
5. The Innocence Mission – Evensong
6. Dexys Midnight Runners – Come On Eileen
7. Cracker – Low8. Sonic Youth – Teenage Riot
9. XTC – Dear God
10. Galaxie 500 – Tugboat
11. Michael Brook – Charlie’s Last Letter
12. The Samples – Could It Be Another Change
13. Crowded House - Don't Dream it's over



Frases mais marcantes do filme:

Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos.”

¨Não sonhe que é. Seja!”

“Me sinto infinito.”

“- Você não escreve poesia?” – Não, a poesia que me escreve.”

“Por que as pessoas legais escolhem pessoas erradas pra namorar?”

“Você não pode colocar a vida das pessoas a frente da sua e achar que isso conta como amor.”

Link para baixar:

Este site possui links confiáveis para você baixar e assistir o filme: Baixar As Vantagens de ser Invisível

Quer assistir o trailer legendado? Acesse aquiAs Vantagens de ser Invisível (trailer)

Leia também: A carta em homenagem à Charlie: Querido Charlie

10 comentários:

  1. Esse filme é perfeito! Já falei sobre ele no meu blog também. A Emma realmente conseguiu incorporar o personagem e deixar Hermione pra trás, ela é uma ótima atriz! Adorei a trilha sonora também... enfim, esse filme só me trouxe ótimas sensações!
    To seguindo o blog!

    Beijos,
    Blog M de Marcela

    ResponderExcluir
  2. Esse livro, esse filme... acho que todas as coisas que pudermos falar sobre ele, ainda assim não será tudo <3
    Eu amei a sua crítica, e para mim você soube escrever perfeitamente bem. Eu simplesmente pirei com as músicas, sou hiper mega fã de The Smiths e adoro quando vejo tocando em filmes assim. 500 dias com ela é um dos meus preferidos, é claro. Pretendo futuramente fazer uma resenha sobre o livro e comentar também o filme. E quero que a minha seja tão sincera como a sua, soube captar exatamente o espírito do filme. Coincidentemente também postei uma "resenha" sobre um filme no meu blog rs.
    Não sei se conhece, depois dá uma conferida, acho que vai gostar.
    Beijos!
    Já estou te seguindo, é claro *_* Amei seu blog =D
    Juliana
    http://www.momentolala.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Faltou a frase: "Bem-vindo à ilha dos brinquedos desajustados", mas ta muito boa a critica. Pra variar eu gostei do que você escreveu. O livro é ótimo, caso não tenha lido eu recomendo. Muito boa a critica e espero que as pessoas leiam e se interessem por uma obra tão bem feita. Parabéns Paulinho.

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI DESSA RESENHA, MUITO BOA. EU PREFIRO MIL VEZES O LIVRO DO QUE O FILME, NO LIVRO TEM VARIAS COISAS QUE O FILME NAO TEM, ENFIM RECOMENDO MESMO O LIVRO XD
    MUITO BOM O BLOG, PARTICIPEI!!

    http://refugionofimdouniverso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei esse filme. É lindo e realmente faz você parar e pensar na vida! Já quero assistir novamente. ;)

    Beijos, Romário.
    www.naomeentendamal.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ainda não vi o flime e nem li o livro, mas já ouvir criticas muito boas a respeito e agora mais curiosa..hehheeh

    Parabéns pelo poste!
    Tem promoção no blog, participe!

    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/


    Beijokas!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei o filme e adorei sua critica todas as informações até a trilha sonora ficou boa parabéns.

    http://www.fragmentos-intensos.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Esse filme é lindo, mas deixou um pouco a desejar em relação ao livro. Mas eu acho que fiquei com esse sentimento apenas porque o livro me tocou tanto que eu esperava quase que ... não sei, esperava mais do filme. Mas tanto o filme quanto o livro são mmuito bons para serem rotulados como drama teen.
    Adorei seu blog e já estou te seguindo.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ah eu amei o filme ainda não li o livro mas a adaptação é linda me emocionei, ri, fiquei com raiva, tive vários sentimentos diferentes no mesmo filme hehe

    Bom post, bjos

    ResponderExcluir
  10. Vi o filme e adorei!!! Inclusive ganhei o livro s2
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir